22 de out. de 2009

Drenagem Linfática:
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa; posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos; é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor; por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas. A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos que ao serem retirados do local armazenado, são encaminhados para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico; é relaxante, além de combater a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo. É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.Fonte:www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm

Acupuntura Auricular:

A orelha apresenta pontos específicos que correspondem aos órgãos do corpo humano. Ela é ricamente dotada de nervos e vasos sanguíneos. Ao se estimular um ponto específico, reflexamente estará sendo estimulado o órgão correspondente, permitindo a regularização e o reequilíbrio corporal ou das funções alteradas.
O tratamento pode ser realizado com sementes, agulhas sistêmicas ou ainda agulhas semipermanentes.

Várias Doenças podem tratadas:
 Cefaléias;
Enxaquecas;
 Depressão;
 Síndrome do Pânico;
 Obesidade;
 Tabagismo;
 Ansiedade;
 Stress;
 TPM (Tensão Pré-Menstrual) e regularização do Ciclo Menstrual;
Tendinites;
 Contraturas musculares;
 Doenças Respiratórias (como Sinusite, Renite, Asma);
Doenças do Trato Digestivo (como Gastrite, Úlcera);
 Melhora também o Sistema Imunológico evitando muitas doenças.

Reflexologia Podal
A Reflexologia Podal é uma massagem terapêutica nos pés. Ela auxilia no tratamento de algumas patologias e desequilíbrios do nosso organismo; além de funcionar como prevenção de muitas doenças. Ela relaxa a musculatura do pé; ferramentas que nos levam a todo lugar; sem descanso merecido! Antes e depois da sessão de Reflexologia, o paciente recebe o que chamamos de sensibilização, ou seja, uma massagem relaxante, e tudo é feito com creme hidratante.
É um tramento que atua em:
■Cefaléias
■Enxaquecas
■Trato digestivo (estômago, baço, pâncreas, vesícula biliar, fígado e intestinos)
■Trato Excretor (rins)
■Parte endócrina (tireóide)
■Sistema Respiratório
■Articulações e dores musculares
■Ajuda a diminuir o estresse.


Moxaterapia: é uma técnica na qual alguns pontos específicos são aquecidos com um bastão feito de uma planta chamada Artemísia. Aplica-se moxa em alguns casos de desequilíbrio do nosso organismo. Essa técnica é indicada para tratamentos de diversas patologias, dentre elas depressão, síndrome do pânico, estresse etc..

As consultas são sempre com hora marcada. Todos os tratamentos possuem pacotes e o pagamento pode ser facilitado em até 3x sem juros.

Depoimentos de pessoas que recebem a massagem na empresa:

Veja 20 motivos porque é bom receber massagem dentro da Empresa ou no meu consultório de Massoterapia!!!!!!!!


Estes depoimentos são de pessoas que recebem massagem nas empresas onde trabalham.

1) “Relaxa a musculatura tensa e é muito bom”.
2) “Revigora as energias no meio da tarde.”
3) “Alivia o stress.”
4) “Usamos a mente durante todo o dia e esquecemos do corpo.”
5) “É bom demais da conta!”
6) “Acalma, relaxa e no final todos se beneficiam com seu bom humor estado de espírito.”
7) “Relaxa, desestressa, acalma,e é bom na empresa porque ajuda a suportar melhor o ritmo.”
8) “Relaxa e dá uma nova disposição.”
9) “Você trabalha bem a mente depois.”
10) “Purificamos a alma e fortalecemos as nossas energias.”
11) “A massagem no trabalho é ótima porque: Alivia ou até elimina eventuais dores e relaxa.”
12) “É relaxamento para os nervos; tem a sensação de tranqüilidade.”
13) “Ajuda o equilíbrio do corpo e da mente para executar as atividades.”
14) “Relaxa e previne contra doenças.”
15) “Relaxa e é um momento de pensar em si.”
16) “Relaxa, faz bem à gente que fica sentado o dia todo.”
17) “Relaxa; clareia a mente e deixa a gente bem disposta.”
18) “Relaxamos e nos sentimos mais felizes e leve.”
19) “Relaxa o funcionário, proporciona um melhor desempenho em suas funções.”
20) “A massagem relaxa, pois traz grande satisfação... suave.”

A influência da massagem no Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso Autônomo é divido em Simpático (tóraco-lombar/ adrenalina- acelera os batimentos cardíacos e faz a vasodilatação) e Parassimpático (crânio sacral/ acetilcolina-diminui os batimentos cardíacos e faz a vasoconstrição).


Outras funções do Simpático: no trato digestivo ele diminui os movimentos peristálticos; estimula a defecação; estimula o esfíncter, inibe a eliminação da urina, dilata pupilas, aumenta a secreção de glândulas como as sudoríparas.


Outras funções do Parassimpático: aumenta o peristaltismo; inibe a defecação; estimula a bexiga; inibe o esfíncter urinário, aumenta a secreção de sucos digestivos.


Os efeitos da massagem na vida de uma pessoa

O ser humano requer a companhia do outro, e se sozinho, isolado de outros, sente-se triste, menosprezado; tem a necessidade de ser notado, tocado, e a massagem ajuda na cura das patologias tanto físicas (instaladas/ concretas) quando nas psicossomáticas.

Segundo Fritz (2002:156): uma pessoa solitária e deprimida se sente mais animada após a massagem – ocorre aumento de serotonina; uma criança com déficit de atenção ou distúrbio de hiperatividade, faz seus deveres de casa tranqüilamente, pessoas com dores crônica se sentem mais dispostas; alguém que fez cirurgia e depois do período certo (alguns meses), se recuperam bem e melhor e o sono é restaurado entre outros benefícios.

Fonte: FRITZ, Sandy. (2002). Fundamentos da Massagem Terapêutica . Barueri, SP. 2ª.edição. Editora Manole



“A massagem aumenta os níveis de no sangue de serotonina, dopamina e endorfinas, o que, conseqüentemente, facilita a produção de células killer naturais do sistema imunológico. Essa resposta indica que seria benéfico incluir a massagem como parte de um programa de tratamento total para estados viróticos e algumas formas de câncer.”

A massagem e sua origem

A palavra massagem tem várias origens. A raiz latina massa e as raízes gregas masein ou masso significam tocar, manusear, apertar ou amassar. O verbo francês masser também significa amassar. A raiz árabe mass ou mass´h e a raiz sânscrita maken são traduzidas como pressionar suavemente.


A massagem terapêutica tem origem na medicina chinesa, mas os indianos também através da massagem e aplicação de algumas ervas, fizeram dessa atividade algo integrativo a vários tratamentos. Acredita-se que a massagem tem seus primeiros registros desde 2000 a.C., e desde 500 a.C. vem sendo descrita e divulgada em livros. O médico grego Hipócrates aplicava a massagem e exercícios de ginástica, bem como Asclepíades; outro médico que praticava a massagem acreditando piamente que ela seria um meio de cura.

Através do toque nos tecidos moles, a massagem vem se demonstrando eficaz no alívio da dor e na cura de algumas patologias em vez de cirurgias ou remédios alopáticos, e tornou-se aliada de médicos, fisioterapeutas, osteopatas e quiropatas.

Na China a massagem é conhecida como Anmo amma, o nome mais antigo, que significa pressão-fricção; Tui- na, de origem mais recente, significa empurre-puxe. O conhecimento da massagem e de sua prática se estabeleceu na dinastia Sui (589-617). Os japoneses conheceram a massagem por meio de escritos chineses e tem feito parte da Índia há mais de três mil anos.

Caludius Galenusm ou simplesmente Galeno, outro médico grego (129-199), contribuiu com muito material sobre a medicina manual, e se baseou muito nos escritos de Hipócrates.

A massagem chegou aos romanos através dos gregos. Júlio César (100-44 a.C.) era “beliscado no corpo todo” para aliviar suas dores e evitar ataques epiléticos. Aulus Cornelius Celsus (25 a.C. -50), médico romano tratou de escrever vários livros descrevendo vários métodos de massagem, como esfregação, exercícios, banhos etc..

No Oriente a massagem fora como parte do Império Islâmico, e representou uma continuação de tradições greco-romanas; já no Ocidente foi mantida pelas pessoas comuns e tornou-se parte de uma cultura popular.

No século XVI a massagem recuperou seu respeito na Europa e um dos fundadores da cirurgia moderna; o médico francês Ambrose Paré (1517-17590), começou a usar novas técnicas de massagem para rigidez nas articulações e cura de feridas pós-cirúrgicas. Ele ainda descreveu os toques como suave, médio e vigoroso.

No século XIX, Per Henrik Lin (1776- 1839), desenvolveu a massagem sueca, mas não foi ele quem a inventou; aprendera a técnica com outras pessoas. Segundo algumas pessoas ele desenvolveu essa massagem por causa da própria artrite que tinha em um dos seus cotovelos. Sua massagem e tratamento eram baseados na circulação sangüínea e na linfa. Fundou o Royal Gymnastic Central Institute com apoio de clientes influentes. Os movimentos que ele aplicava eram passivos e ativos; alongamentos e as manobras de massagem propriamente ditas. Ling ensinou muitos médicos da Alemanha, Áustria, Rússia e Inglaterra.

Após a morte de Ling, o médico Dr. João Mezger ( 1839-1909) da Holanda, tem o crédito por divulgar e desenvolver a massagem no meio científico apresentando-a como um tratamento aos seus colegas de trabalho, e daí em diante vários estudos foram sendo feitos sobre essas manobras que aliviavam dores e curavam.

Nos Estados Unidos os primeiros conhecimentos sobre a massagem vieram da Europa (região norte). Os imigrantes europeus divulgaram a massagem através de escritores e professores de massagem e assim foram ganhando clientes ansiosos que esperavam benefícios dessa terapia.

Em 1856 os irmãos Charles F. Taylor e George H. Taylor introduziram a massagem sueca nos EUA, cuja técnica foi aprendida com o médico inglês Mathias Roth; líder do movimento homeopático.

Outro médico que contribuiu para os estudos da massagem foi o Dr. John Harvey Kellogg (1852-1943); fundador do Battle Creek Sanitarium, em Michigan, escrevendo dezenas de artigos e dois livros didáticos sobre a massagem e a hidroterapia.

Já no século XX, Sigmund Freud ( 1856-1939), o pai da psicanálise; teórico e neurologista austríaco, introduziu o uso da massagem em tratamentos da histeria (doença mental de sua época), e a condição dessa patologia era uma parestesia idiopática.

Wilhem Reich (outro psicanalista austríaco) que foi assistente de Freud; interessava-se pela neurose. Em 1934 ele migrou para os Estados Unidos e aos poucos ele foi mudando seus estudos de mente para o corpo; foi considerado precursor das técnicas psicoterapeuticas de corpo. Suas idéias e trabalhos influenciaram trabalhos contemporâneos, como Alexander Lowen, um psiquiatra americano; estudante de Reich, durante 12 anos.

De 1900 a 1960, o Dr. Randolph Stone, médico americano, inventou a terapia da polaridade; estudando os sistemas do corpo, inclusive a acupuntura; o hatha yoga, a ostepatia, as técnicas quiropáticas e a reflexologia. Ele concluiu que os campos magnéticos regulavam e dirigiam o corpo humano.

O renascimento da massagem começou por volta de 1960 e continua até os dias atuais; aumentando o reconhecimento de doenças crônicas que são resistentes aos tratamentos cirúrgicos ou com drogas.

As doenças em sua maior parte são de fundo emocional, ou seja, psicossomáticas. Algumas patologias são idiopáticas; não se achando a causa concreta de sua existência. Atualmente a depressão e o estresse são considerados por muitos médicos como o mal do século, da vida moderna, e por isso a massagem é vista como um tratamento integrado à medicina tradicional feita através de exames clínicos e de drogas.

No final de 1980 foi formada uma organização de Profissionais Associados de Massagem e Trabalho Corporal para atender a demanda de pessoas que praticavam a massagem como tratamento; terapeutas corporais. Em 1988, a American Massage Therapy Association lançou uma proposta para certificação do aprendizado da massagem. Em 1992 foi criado o Exame de Certificação Nacional para Massagem Terapêutica e Trabalho de Corpo.

Na Inglaterra a Universidade de Westerminster, oferece graduação e mestrado em massagem e trabalho corporal; um programa desenvolvido pelo Dr. Patrick Peitroni, Dr. Leon Chaitown e outros.

Com a propagação da massagem, alguns públicos começaram a deturpar a visão terapêutica da massagem e para evitar a prostituição, a promiscuidade, o governo começou a pressionar os profissionais da massagem, fazendo-os procurar junções na área da saúde, para validar os efeitos sadios da prática. A massagem também passou a ser vista como esportiva como auxílio na boa forma do corpo. Graças a David Palmer as pessoas começaram a enxergar a massagem novamente como terapêutica, mostrando que ela proporcionava o bem-estar da pessoa, e não era um meio de prostituição.

Em 1991, Touch Research Inistitute da University of Miami foi inaugurado sob a direção de Tiffany Field, e com estudos e pesquisas a massagem foi sendo divulgada e aceita pela área da saúde. No mesmo ano os National Institutes of Health estabeleceram o Departamento de Medicina Alternativa.

A profissão de um terapeuta de massagem vem exigindo estudos de patologias, técnicas acopladas (como moxabustão), estudos fisiológicos, primeiros socorros e até mesmo de um desenvolvimento na área de comunicação.

É sempre bom lembrar que a massagem é um tratamento; é algo usado para relaxar a musculatura; aliviar as dores e o estresse, além auxiliar nos tratamentos alopáticos, fisioterápicos e outros. A massagem é um benefício; um investimento na saúde de si próprio.
Fonte: FRITZ, Sandy. (2002). Fundamentos da Massagem Terapêutica . Barueri, SP. 2ª.edição. Editora Manole.



Massagens:

ANMA : traduzindo, literalmente, pressão seguida de amassamento com os dedos e com a palma da mão; além de pinçamento, alongamento e percussões.

SHIATSU : é uma técnica oriental de Massagem que consiste em pressão com os dedos; derivada do Anma. Feita por cima da roupa (de preferência leve; tipo algodão).

Indicações para a massagem:

 Reduz dores crônicas;

 Recupera músculos fatigados e doloridos;

 Evita/ melhora a LER (lesões por esforços repetitivos);

 Dores de cabeça;

 Reduz o stress mental/ emocional;

 Promove a melhora do sono;

 Acalma o mau humor;

 Induz relaxamento mental;

 Melhora a concentração;

 Reduz a Ansiedade;

 Melhora a auto-imagem;

 Melhora a circulação sanguinea;

 Promove o sentimento de bem – estar.
Drenagem Linfática:
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa; posteriormente, foi aprimorada tornando-se popular.
A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos; é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor; por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas. A principal função da drenagem linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos que ao serem retirados do local armazenado, são encaminhados para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico; é relaxante, além de combater a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação antiinflamatória do organismo. É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.Fonte: www.brasilescola.com/saude/drenagem-linfatica.htm

Acupuntura Auricular:
A orelha apresenta pontos específicos que correspondem aos órgãos do corpo humano. Ela é ricamente dotada de nervos e vasos sanguíneos. Ao se estimular um ponto específico, reflexamente estará sendo estimulado o órgão correspondente, permitindo a regularização e o reequilíbrio corporal ou das funções alteradas.
O tratamento pode ser realizado com sementes, agulhas sistêmicas ou ainda agulhas semipermanentes.
Várias Doenças podem tratadas:
 Cefaléias;
Enxaquecas;
 Depressão;
 Síndrome do Pânico;
 Obesidade;
 Tabagismo;
 Ansiedade;
 Stress;
 TPM (Tensão Pré-Menstrual) e regularização do Ciclo Menstrual;
Tendinites;
 Contraturas musculares;
 Doenças Respiratórias (como Sinusite, Renite, Asma);
Doenças do Trato Digestivo (como Gastrite, Úlcera);
 Melhora também o Sistema Imunológico evitando muitas doenças.

Reflexologia Podal
A Reflexologia Podal é uma massagem terapêutica nos pés. Ela auxilia no tratamento de algumas patologias e desequilíbrios do nosso organismo; além de funcionar como prevenção de muitas doenças. Ela relaxa a musculatura do pé; ferramentas que nos levam a todo lugar; sem descanso merecido! Antes e depois da sessão de Reflexologia, o paciente recebe o que chamamos de sensibilização, ou seja, uma massagem relaxante, e tudo é feito com creme hidratante.
É um tramento que atua em:
■Cefaléias
■Enxaquecas
■Trato digestivo (estômago, baço, pâncreas, vesícula biliar, fígado e intestinos)
■Trato Excretor (rins)
■Parte endócrina (tireóide)
■Sistema Respiratório
■Articulações e dores musculares
■Ajuda a diminuir o estresse.


Moxabustão: é uma técnica na qual alguns pontos específicos são aquecidos com um bastão feito de uma planta chamada Artemísia. Aplica-se moxa em alguns casos de desequilíbrio do nosso organismo. Essa técnica é indicada para tratamentos de diversas patologias, dentre elas depressão, síndrome do pânico, estresse etc..

A Quick Massage nas empresas faz a diferença e todos ganham com este benefício:


Existem vários tipos de massagem a serem aplicadas para combater o estresse do dia-a-dia, dores musculares e combater a LER (lesões por esforços repetitivos) ou D.O.R.T. (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), e a Quick Massage é uma delas.
Aplicada em uma cadeira apropriada ela foi utilizada primeiramente nos Estados Unidos com a finalidade comercial na cidade de Nova Iorque, há aproximadamente 15 anos para atender e aliviar os norte-americanos daquela cidade que sofriam muitas pressões, inclusive na Bolsa de Valores de Manhattan, um dos maiores centros de negócios do mundo.
A postura de quem senta em uma cadeira dessas assemelha-se ao jeito que o povo japonês se senta ao tatame para fazer suas refeições, ou seja, sentam-se em cima dos pés. Utilizavam técnicas de amassamento, (anma) na coluna cervical (kubi) e para aliviar o katakori (ombros) objetivando bem estar e uma boa noite de sono.
A QUICK MASSAGE é uma massagem rápida como o próprio nome diz, são sessões de massagem que tem a duração de 15 a 20 minutos.
As técnicas normalmente utilizadas são Shiatsu, Anma e alongamentos, e enfatizam o equilíbrio energético do corpo promovendo o relaxamento muscular das regiões cervical, dorsal e membros superiores (cabeça, ombros, costas e braços).

Formas de Prestação de Serviço

O gerente e/ou responsável pela empresa cede um espaço de seu estabelecimento ao massoterapeuta que cobra seus serviços apenas de clientes que desejam a massagem.
Existem 03 formas de pagamento por essa prestação de serviço: a primeira, cada pessoa paga por sua massagem; a segunda, a empresa paga para o funcionário, como uma espécie de benefício, ou ainda, o cliente/paciente paga uma porcentagem (empresa e funcionário); a terceira: é feito um pacote de massagens mensal (neste caso a empresa paga também para seus funcionários).
O profissional deixa ou guarda sua cadeira de Quick em algum local da empresa para que possa vir outros dias (ou próxima semana).
Esse tipo de serviço funciona como uma forma de investimento na qualidade de vida dos funcionários, proporcionando o bem estar e evitando principalmente as D.O.R. T. (Distúbios Osteomusculares Relacioanadas ao Trabalho/ L.E.R. – Lesões por Esforços Repetitivos).

Cada massagem tem duração de aproximadamente 20 minutos.