22 de out. de 2009

A influência da massagem no Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso Autônomo é divido em Simpático (tóraco-lombar/ adrenalina- acelera os batimentos cardíacos e faz a vasodilatação) e Parassimpático (crânio sacral/ acetilcolina-diminui os batimentos cardíacos e faz a vasoconstrição).


Outras funções do Simpático: no trato digestivo ele diminui os movimentos peristálticos; estimula a defecação; estimula o esfíncter, inibe a eliminação da urina, dilata pupilas, aumenta a secreção de glândulas como as sudoríparas.


Outras funções do Parassimpático: aumenta o peristaltismo; inibe a defecação; estimula a bexiga; inibe o esfíncter urinário, aumenta a secreção de sucos digestivos.


Os efeitos da massagem na vida de uma pessoa

O ser humano requer a companhia do outro, e se sozinho, isolado de outros, sente-se triste, menosprezado; tem a necessidade de ser notado, tocado, e a massagem ajuda na cura das patologias tanto físicas (instaladas/ concretas) quando nas psicossomáticas.

Segundo Fritz (2002:156): uma pessoa solitária e deprimida se sente mais animada após a massagem – ocorre aumento de serotonina; uma criança com déficit de atenção ou distúrbio de hiperatividade, faz seus deveres de casa tranqüilamente, pessoas com dores crônica se sentem mais dispostas; alguém que fez cirurgia e depois do período certo (alguns meses), se recuperam bem e melhor e o sono é restaurado entre outros benefícios.

Fonte: FRITZ, Sandy. (2002). Fundamentos da Massagem Terapêutica . Barueri, SP. 2ª.edição. Editora Manole


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pelas informações!

    Muuuito sucesso!

    Beijos!

    Carla Cosialls
    Massoterapeuta

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Carla!
    para todos e todas nós!!!!
    Denise

    ResponderExcluir