22 de out. de 2009

A massagem e sua origem

A palavra massagem tem várias origens. A raiz latina massa e as raízes gregas masein ou masso significam tocar, manusear, apertar ou amassar. O verbo francês masser também significa amassar. A raiz árabe mass ou mass´h e a raiz sânscrita maken são traduzidas como pressionar suavemente.


A massagem terapêutica tem origem na medicina chinesa, mas os indianos também através da massagem e aplicação de algumas ervas, fizeram dessa atividade algo integrativo a vários tratamentos. Acredita-se que a massagem tem seus primeiros registros desde 2000 a.C., e desde 500 a.C. vem sendo descrita e divulgada em livros. O médico grego Hipócrates aplicava a massagem e exercícios de ginástica, bem como Asclepíades; outro médico que praticava a massagem acreditando piamente que ela seria um meio de cura.

Através do toque nos tecidos moles, a massagem vem se demonstrando eficaz no alívio da dor e na cura de algumas patologias em vez de cirurgias ou remédios alopáticos, e tornou-se aliada de médicos, fisioterapeutas, osteopatas e quiropatas.

Na China a massagem é conhecida como Anmo amma, o nome mais antigo, que significa pressão-fricção; Tui- na, de origem mais recente, significa empurre-puxe. O conhecimento da massagem e de sua prática se estabeleceu na dinastia Sui (589-617). Os japoneses conheceram a massagem por meio de escritos chineses e tem feito parte da Índia há mais de três mil anos.

Caludius Galenusm ou simplesmente Galeno, outro médico grego (129-199), contribuiu com muito material sobre a medicina manual, e se baseou muito nos escritos de Hipócrates.

A massagem chegou aos romanos através dos gregos. Júlio César (100-44 a.C.) era “beliscado no corpo todo” para aliviar suas dores e evitar ataques epiléticos. Aulus Cornelius Celsus (25 a.C. -50), médico romano tratou de escrever vários livros descrevendo vários métodos de massagem, como esfregação, exercícios, banhos etc..

No Oriente a massagem fora como parte do Império Islâmico, e representou uma continuação de tradições greco-romanas; já no Ocidente foi mantida pelas pessoas comuns e tornou-se parte de uma cultura popular.

No século XVI a massagem recuperou seu respeito na Europa e um dos fundadores da cirurgia moderna; o médico francês Ambrose Paré (1517-17590), começou a usar novas técnicas de massagem para rigidez nas articulações e cura de feridas pós-cirúrgicas. Ele ainda descreveu os toques como suave, médio e vigoroso.

No século XIX, Per Henrik Lin (1776- 1839), desenvolveu a massagem sueca, mas não foi ele quem a inventou; aprendera a técnica com outras pessoas. Segundo algumas pessoas ele desenvolveu essa massagem por causa da própria artrite que tinha em um dos seus cotovelos. Sua massagem e tratamento eram baseados na circulação sangüínea e na linfa. Fundou o Royal Gymnastic Central Institute com apoio de clientes influentes. Os movimentos que ele aplicava eram passivos e ativos; alongamentos e as manobras de massagem propriamente ditas. Ling ensinou muitos médicos da Alemanha, Áustria, Rússia e Inglaterra.

Após a morte de Ling, o médico Dr. João Mezger ( 1839-1909) da Holanda, tem o crédito por divulgar e desenvolver a massagem no meio científico apresentando-a como um tratamento aos seus colegas de trabalho, e daí em diante vários estudos foram sendo feitos sobre essas manobras que aliviavam dores e curavam.

Nos Estados Unidos os primeiros conhecimentos sobre a massagem vieram da Europa (região norte). Os imigrantes europeus divulgaram a massagem através de escritores e professores de massagem e assim foram ganhando clientes ansiosos que esperavam benefícios dessa terapia.

Em 1856 os irmãos Charles F. Taylor e George H. Taylor introduziram a massagem sueca nos EUA, cuja técnica foi aprendida com o médico inglês Mathias Roth; líder do movimento homeopático.

Outro médico que contribuiu para os estudos da massagem foi o Dr. John Harvey Kellogg (1852-1943); fundador do Battle Creek Sanitarium, em Michigan, escrevendo dezenas de artigos e dois livros didáticos sobre a massagem e a hidroterapia.

Já no século XX, Sigmund Freud ( 1856-1939), o pai da psicanálise; teórico e neurologista austríaco, introduziu o uso da massagem em tratamentos da histeria (doença mental de sua época), e a condição dessa patologia era uma parestesia idiopática.

Wilhem Reich (outro psicanalista austríaco) que foi assistente de Freud; interessava-se pela neurose. Em 1934 ele migrou para os Estados Unidos e aos poucos ele foi mudando seus estudos de mente para o corpo; foi considerado precursor das técnicas psicoterapeuticas de corpo. Suas idéias e trabalhos influenciaram trabalhos contemporâneos, como Alexander Lowen, um psiquiatra americano; estudante de Reich, durante 12 anos.

De 1900 a 1960, o Dr. Randolph Stone, médico americano, inventou a terapia da polaridade; estudando os sistemas do corpo, inclusive a acupuntura; o hatha yoga, a ostepatia, as técnicas quiropáticas e a reflexologia. Ele concluiu que os campos magnéticos regulavam e dirigiam o corpo humano.

O renascimento da massagem começou por volta de 1960 e continua até os dias atuais; aumentando o reconhecimento de doenças crônicas que são resistentes aos tratamentos cirúrgicos ou com drogas.

As doenças em sua maior parte são de fundo emocional, ou seja, psicossomáticas. Algumas patologias são idiopáticas; não se achando a causa concreta de sua existência. Atualmente a depressão e o estresse são considerados por muitos médicos como o mal do século, da vida moderna, e por isso a massagem é vista como um tratamento integrado à medicina tradicional feita através de exames clínicos e de drogas.

No final de 1980 foi formada uma organização de Profissionais Associados de Massagem e Trabalho Corporal para atender a demanda de pessoas que praticavam a massagem como tratamento; terapeutas corporais. Em 1988, a American Massage Therapy Association lançou uma proposta para certificação do aprendizado da massagem. Em 1992 foi criado o Exame de Certificação Nacional para Massagem Terapêutica e Trabalho de Corpo.

Na Inglaterra a Universidade de Westerminster, oferece graduação e mestrado em massagem e trabalho corporal; um programa desenvolvido pelo Dr. Patrick Peitroni, Dr. Leon Chaitown e outros.

Com a propagação da massagem, alguns públicos começaram a deturpar a visão terapêutica da massagem e para evitar a prostituição, a promiscuidade, o governo começou a pressionar os profissionais da massagem, fazendo-os procurar junções na área da saúde, para validar os efeitos sadios da prática. A massagem também passou a ser vista como esportiva como auxílio na boa forma do corpo. Graças a David Palmer as pessoas começaram a enxergar a massagem novamente como terapêutica, mostrando que ela proporcionava o bem-estar da pessoa, e não era um meio de prostituição.

Em 1991, Touch Research Inistitute da University of Miami foi inaugurado sob a direção de Tiffany Field, e com estudos e pesquisas a massagem foi sendo divulgada e aceita pela área da saúde. No mesmo ano os National Institutes of Health estabeleceram o Departamento de Medicina Alternativa.

A profissão de um terapeuta de massagem vem exigindo estudos de patologias, técnicas acopladas (como moxabustão), estudos fisiológicos, primeiros socorros e até mesmo de um desenvolvimento na área de comunicação.

É sempre bom lembrar que a massagem é um tratamento; é algo usado para relaxar a musculatura; aliviar as dores e o estresse, além auxiliar nos tratamentos alopáticos, fisioterápicos e outros. A massagem é um benefício; um investimento na saúde de si próprio.
Fonte: FRITZ, Sandy. (2002). Fundamentos da Massagem Terapêutica . Barueri, SP. 2ª.edição. Editora Manole.



Nenhum comentário:

Postar um comentário